Como fazer a Limpeza de Aparelhos Eletrônicos

Qual produto correto para limpeza de Equipamentos Eletrônicos, você sabe?

Produtos químicos são encontrados em todo o processo de Limpeza, reparo e manutenção de equipamentos eletrônicos, por isso é importante saber qual tipo de produto pode ser usado nos seus equipamentos para não prejudicar a qualidade do mesmo...

Muitos são usasdos, mas nenhum solvente é mais comum e eficaz do que o álcool isopropílico. É universalmente usado para limpeza e como principal constituinte de fluxos, mas quanto você realmente sabe sobre esse álcool?

O álcool (CAS # 67-63-0) também é conhecido como IPA, isopropanol, 2-propanol e até álcool isopropílico. Dissolve uma ampla gama de solos polares e não polares, é frequentemente usado para dissolver e remover óleos leves, impressões digitais, fluidos de corte, resíduos de fluxo e depósitos de carbono. Também é facilmente miscível em água, por isso também pode ser usado como agente de secagem.

O álcool isopropílico é geralmente compatível com a maioria dos materiais usados ​​em eletrônicos. Como acontece com qualquer produto químico usado, a compatibilidade do componente deve ser determinada em uma área não crítica antes do uso. A seguir está uma lista de materiais comuns usados ​​na montagem de PCB e classificação de compatibilidade:

Material  Compatibilidade
Alumínio  - Excelente
Epóxi - Excelente
Neoprene - Bom
Policarbonato - Pobre
Polipropileno - Bom
Poliestireno - Pobre
PVC - Justo
Teflon - Excelente

Quando um solvente não é compatível com um substrato, pode causar fissuras (microfissuras), amolecer o material ou, no caso de vedações ou juntas, fazer com que inchem, encolham ou se tornem quebradiças, exemplo da acetona.

Então fica nossa dica de como você pode cuidar melhor e garantir a qualidade do seu eletrônico.

No Comments Yet.

Leave a comment

× .